fbpx

Mastigar cravos-da-índia proporciona grandes benefícios para o nosso corpo

O Cravo da Índia são botões de flores que são muito popularmente usado na cozinha e remédio naturais. O Cravo da Índia é conhecida por seu aroma distinto e é usado em vários pratos. Ele é adicionado em doces e molhos quentes para o seu sabor único. Além disso, o Cravo da Índia e bastante usado para fins medicinais. Vamos dar olhada nos benefícios nutricionais do Cravo da Índia.

Já parou para pensar no quanto as pessoas gastam com remédios de farmácia? Depois disso, sofrem com os efeitos colaterais e pensam que está tudo certo, que é normal. O problema é que podemos curar muitas doenças com alternativas mais simples, econômicas e seguras. A prova disso é que muitos tratamentos naturais, descobertos a séculos, até hoje fazem sucesso.

O melhor de tudo é que a medicina natural não só cura, como também previne. Foi pensando nisso que trouxemos os benefícios de se mastigar cravo. Isso mesmo! O cravo-da-índia é um remédio muito especial e pode ser consumido por toda a família. O simples ato de mastigar alguns cravos pode trazer muitos benefícios.

 

O Cravo da Índia fornece apenas cerca de 50 calorias por 100 gramas do seu consumo. Ele é rico em carboidratos e também contém alta quantidade de proteínas e fibras alimentares. Além disso, do Cravo da Índia não contêm colesterol e ainda é rico em muitas vitaminas, tais como Vitamina A, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K. Vários minerais, como sódio, Potássio, Cálcio, Zinco, Ferro, cobre, magnésio e manganês podem ser obtidos com o seu consumo.

1. Circulação sanguínea

O óleo extraído de cravo da Índia atua na circulação sanguínea, melhorando seu fluxo e auxiliando, por consequência, todo o organismo. O extrato também ajuda a nutrir a pele e melhorar o sistema imunológico ao purificar o sangue.

2. Expectorante

O chá de cravo da Índia atua como expectorante, soltando o muco presente na garganta e no esôfago.

3. Analgésico e antisséptico

eugenol, antisséptico natural presente no cravo, auxilia na eliminação das marcas de acne, proporcionando também o equilíbrio da pele e evitando o surgimento de rugas. O chá de cravo da Índia pode ainda amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta. É também um bom remédio caseiro para infecções, queimaduras e feridas.

4. Acelera o metabolismo

Dentre os benefícios do cravo da Índia ainda estão a aceleração o metabolismo, promovendo o aumento da produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, auxiliando na queima rápida de gordura.

5. Digestivo

O cravo da Índia melhora o poder de digestão, aumentando as secreções de enzimas gastrointestinais. Assim, ajuda a aliviar problemas de indigestão e prisão de ventre. Também ajuda em casos de náuseas e mal-estar estomacal.

6. Alívio da tosse

Em função das propriedades do cravo da Índia expectorantes, este é ótimo para aliviar a tosse. Neste caso, é recomendável adicionar a especiaria no chá e consumir até o alívio da tosse.

7. Músculos

O cravo da Índia reduz os espasmos musculares e ajuda a aliviar os músculos no caso de cãibras.

8. Antioxidante

O cravo da Índia atua como excelente antioxidante, que combate os radicais livres e ajuda a evitar danos na pele. Possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poli-insaturadas.

9. Antisséptico bucal

O chá de cravo da Índia é usado no tratamento de bactérias encontradas na boca e no estômago. Sua função antisséptica também age na eliminação do mau hálito. Estes benefícios do cravo da Índia o fazem ser utilizado ainda como ingrediente em pastas de dente. Possui ação comprovada também contra dor de dente e nas gengivas e contra as cáries.

10. Bom funcionamento da tireoide

A especiaria ajuda quem sofre de hipotireoidismo ou hipertireoidismo e atua também na prevenção do surgimento dessas disfunções de tireoide.

11. Controle do colesterol

O cravo da Índia ajuda também no controle do colesterol ruim, sendo ainda bom antiviral e antifúngico.

12. Anti-inflamatório

O eugenol presente nas propriedades cravo da Índia atua como substância anti-inflamatória. Estudos em animais mostraram que a utilização do cravo em algumas dietas reduziram significativamente os sintomas da inflamação. A especiaria ainda contém uma variedade de flavonoides, que também contribuem em suas propriedades anti-inflamatórias.

Contraindicações

O consumo de cravo da  Índia é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de lactação, além de crianças menores de seis anos e pacientes com problemas gastrointestinais e doenças neurológicas. Também deve ser evitado o seu uso exagerado, e a sua aplicação em zonas mucosas irritadas. A aplicação excessiva do óleo pode causar irritação na pele.

Esperamos que esta informação tenha sido muito útil. Compartilhe este artigo com seus amigos. Se você deseja que seus contatos também se beneficiem, compartilhe essas informações com os seus contatos, amigos e familiares.

 

%d blogueiros gostam disto: