fbpx

Estes alimentos podem prejudicar o funcionamento da tireoide e você não sabe!

A tiróide é uma glândula que fica na frente do pescoço (região anterior) e tem um formato parecido com o de uma borboleta. Posiciona-se em cima da traqueia, com um lobo de cada lado, unidos pelo istmo. É responsável por produzir dois hormônios (T3 e T4), que participam do controle da velocidade do metabolismo, influenciam o desenvolvimento do corpo e a atividade do sistema nervoso.

As Alterações na Tireoide podem causar diversos sintomas, que se não forem bem interpretados podem passar despercebidos e o problema pode continuar se agravando. Quando o funcionamento da tireoide se encontra alterado, esta glândula pode estar funcionando de forma exagerada, também conhecido como hipertireoidismo, ou pode estar funcionando pouco, o que também é conhecido como hipotireoidismo.

Enquanto que o hipertireoidismo pode causar sintomas como agitação, nervosismo, dificuldade de concentração, e emagrecimento, o hipotireoidismo causa sintomas como cansaço, perda de memória, facilidade para engordar, pele seca e fria, ciclo menstrual irregular e queda de cabelo.

Porém, existem alguns sintomas gerais que pode estar atento, pois podem indicar problemas ou alterações no funcionamento da sua glândula da tireoide como: desconforto na garganta e no pescoço.

Além disso, para regular funcionamento da Tireoide, é importante ter uma alimentação rica em iodo, selênio e zinco, nutrientes importantes para para o bom funcionamento desta glândula e que pode ser encontrados em alimentos como a castanha-do-pará. Problemas na tireoide são diagnósticos cada vez mais comum em todo o mundo, especialmente em mulheres com idade entre 40 e 50 anos.

Os problemas podem ocorrer na menopausa e seus sintomas são facilmente confusos, afinal, os desconfortos tornam-se tão parecidos que nem percebemos o que estamos sofrendo. Tenha em mente que a glândula tireoide não é algo a desconsiderar, o dano pode ser grave se não nos tratarmos a tempo, especialmente se continuarmos a consumir alimentos que nos afetem.

Primeiro, devemos saber que a glândula tireoide está localizada logo abaixo da tráquea, é responsável por regular o metabolismo e parte dos hormônios do nosso corpo , então, se ela falhar, nosso corpo terá mudanças físicas muito notáveis em tão pouco tempo que podemos até nos alarmar.

Os sintomas e as condições do nosso corpo devem ser detectadas o mais rápido possível para usar remédios naturais ou farmacológicos que podem nos curar. Confira estes Sintomas que indicam problemas na tireoide:

Fadiga: Quando os hormônios tireoidianos estão tendo problemas em sua produção, é bastante comum ter fadiga e constante. Não importa se você já dormiu o suficiente, a sensação de estar exausta não vai embora do seu corpo.

Alterações no Peso: Você pode ganhar ou perder peso gradualmente com o problema da tireoide, seja hipertireoidismo ou hipotiroidismo. O problema é que isso pode afetar além da sua aparência física, pois pode alterar o nível de glicose, colesterol, triglicerídeos e fluxo sanguíneo, causando diabetes e desconforto cardíaco.

Mudanças Repentinas no Humor: Talvez em um momento você se sinta feliz e no próximo minuto você tem muita tristeza. Isso acontece por causa da mudança hormonal negativa que seu corpo está passando. Pode ser muito difícil seguir sua vida sem sentir que está ficando louco.

Dores Corporais: O desconforto em todo o corpo aumentará de tal forma que você poderá não suportar doenças agudas, especialmente nas articulações e nos músculos.

Problemas de Reprodução: O transtorno hormonal pode se tornar grave e causar inconvenientes ao tentar ter um filho. O melhor é ter um tratamento adequado para conseguir o objetivo.

Agora que viu os sintomas de quem sofre com problemas na tireoide, veja agora esses 2 alimentos que podem prejudicar o funcionamento da tireoide:

Glúten: Alimentos que têm glúten prejudicam-a demais, porque afetam o funcionamento da glândula e fazem com que os desconfortos se intensifiquem. Infelizmente, a grande maioria dos alimentos tem glúten em sua composição, longe de evitar comer, o ideal será reduzir seu consumo.

Soja Fermentada (molho shoyu): É prejudicial porque afeta a reprodução humana, gera problemas de tireoide e enfraquece o sistema imunológico. Você deve tentar não usar constantemente para dar uma pausa pro corpo.

A soja e seus derivados, como leite e tofu, são os principais alimentos que podem contribuir para desregular a tireoide. No entanto, esse risco é maior apenas para pessoas com histórico familiar de problemas nesta glândula, que não consomem iodo adequadamente ou que têm uma alimentação rica em carboidratos refinados, como doces, massas, pães e bolos.

Além disso, pessoas que já tomam medicamentos para a tireoide devem evitar consumir alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, e suplementos de ferro, pois eles podem diminuir o efeito do remédio. Assim, a melhor opção é tomar o medicamento pelo menos 2h antes ou depois das refeições.

Esperamos que esta informação tenha sido muito útil. Compartilhe este artigo com seus amigos. Se você deseja que seus contatos também se beneficiem, compartilhe essas informações com os seus contatos, amigos e familiares.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de especialistas.

%d blogueiros gostam disto: