fbpx

Este é o melhor substituto da manteiga e margarina

Quem não gosta de, vez ou outra, comer uma pão francês quente com manteiga ou margarina? Ou uma torrada incrementada com um desses ingredientes? Também pode ser com azeite extravirgem de oliva, não é? Só que isso que é tão gostoso, pode ser perjudicial para a nossa saúde e planos de emagrecer.

A boa notícia é que a nossa tão querida e deliciosa (e uma vez proibida) manteiga, está de volta com força total! Se você quer fortalecer sua saúde e ganhar a luta contra o emagrecimento permanente, leia com atenção este artigo.

Pode ser com “ghee”, que é bem melhor que a manteiga e a margarina. O  (lê-se “gui”) é um produto feito a partir da purificação da manteiga. Manteiga ghee nada mais é que manteiga clarificada. É um tipo utilizado não só na culinária, como em medicações e rituais religiosos em diversas partes do Sudeste Asiático.

A palavra ghee vem do sânscrito, significando “salpicado”, e isso tem a ver com o aspecto que a manteiga adquire durante a transformação em ghee.Na cultura e medicina indianas, ele tem ampla utilização: na fitoterapia, na cosmética e na cozinha. É também conhecido como “manteiga clarificada” ou “purificada”.

Segundo a medicina indiana, ele possui propriedades altamente rejuvenescedoras. Contribui para a longevidade, melhora a memória, a inteligência, fortalece os tecidos, incrementa a fertilidade. É excelente alimento para a voz e para a garganta. E é muito importante para o crescimento das crianças.

A manteiga ghee tem vários benefícios para o organismo, principalmente se comparada a manteiga tradicional. Alguns deles são:

  • Fonte de vitamina A;
  • Ação antioxidante;
  • Não contém sódio;
  • Dependendo da forma de preparo, pode ser isenta de lactose (ou pelo menos em quantidade reduzida);
  • Agrega sabor e aroma aos alimentos e preparações;
  • Possui fácil digestão;

A medicina indiana costuma prescrever o uso de ghee em intoxicações, erupções, cortes, queimaduras, herpes, úlceras, febres, enfermidades do peito, problemas mentais, obstipação, dores de cabeça, problemas dos olhos e ouvidos e como tônico pulmonar.

É muito utilizada na fitoterapia pelos indianos. As ervas são maceradas ou fervidas junto com o ghee. Em seguida, administra-se uma colher de sopa ou um cálice diariamente, dependendo do caso.

A manteiga purificada também pode ser usada como óleo para massagem e como ingrediente de máscaras  na cosmética natural.

O ghee é excelente para abrir o apetite e intensifica o sabor de todos os alimentos. Pode ser utilizada para todos os tipos de preparações culinárias da mesma maneira que os outros óleos e pode ser usado em menor quantidade.

A ghee, por não ser um óleo saturado, torna-se bastante assimilável e não contém nem aumenta o colesterol.

Como a manteiga ghee é produzida?

A manteiga comum contém gordura misturada com proteínas do leite e um tanto de água.  A produção de ghee envolve a separação destes componentes. Ao derreter manteiga por algum tempo e em fogo baixo, a parte superior começará a ficar salpicada, concentrando as proteínas da manteiga.

Nesse momento, você começa a passar uma pequena peneira para “filtrar” esse sobrenadante. No fundo da panela, também ficarão algumas crostas de proteína. Então separa-se o líquido que sobrou dessas crostas do fundo, e o resultado, grosso modo, é a manteiga ghee. Praticamente 100% gordura pura.

%d blogueiros gostam disto: