fbpx

Esta fruta é a mais cara do mundo. Mas elimina a anemia em poucos dias, ajuda na prevenção do câncer e ajuda no tratamento da diabetes

A pitaya, também conhecida como fruta do dragão, por causa da casca irregular e dos gomos escamosos, nasce de um tipo de cacto da família dos Cactos epífitos, e inicia o seu período de safra em dezembro no Brasil. Além disso, é muito cultivada no resto da América do Sul, Israel e China.

Tipos de Pitaya

Existem três espécies de Pitaya, que são igualmente comercializadas em todo o mundo:

  • Pitaya vermelha (Hylocereus megalanthus): casca e interior vermelhos;
  • Pitaya branca (Hylocereus polyrhizus): casca vermelha por fora e coloração branca por dentro;
  • Pitaya amarela (Selenicereus undatus): casca amarela e coloração branca por dentro.

Uma boa Pitaya, de maneira geral, tem coloração viva e uma casca íntegra e brilhante, além de um sabor doce marcante. Uma boa porção pesa entre 100 e 300g. Ela deve ser armazenada sempre em local fresco e seco – como as laranjas e outras frutas com casca – mas consumida rapidamente para não estragar.O sabor da pitaya é similar nas três variedades, sendo muito doce e saboroso. E das três variedades, uma série de coisas podem ser feitas, como vinho, suco, chá (de suas flores), etc.

Benefícios da Pitaya

Os principais benefícios da Pitaya são:

  • Proteger as células do organismo, pois a casca deste fruto é rica em polifenóis que são antioxidantes;
  • Ajudar na digestão devido à presença de sementes na polpa;
  • Combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;
  • Regular o intestino pois tem oligossacarídeos.

Além destes benefícios, a pitaya serve para emagrecer porque quando consumida gera uma ação termogênica, que vai acelerar o metabolismo, ajudando assim a eliminar gorduras e também controlar o apetite. A pitaya tem também uma substância chamada de tiramina, que ativa um hormônio no organismo chamado glucagon, estimulando o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura e transformá-las em energia.

Formas de usar

O sucesso da Pitaya no Brasil se deve não apenas à sua aparência colorida e apetitosa, mas também por conta de sua versatilidade para preparar diversas receitas refrescantes.

Ela é ideal para preparar sucos em conjunto com outras frutas, para incrementar iogurtes, saladas de frutas ou até mesmo para fazer sorvetes e vitaminas. A Pitaya vermelha é favorita para usar em receitas, por deixar tudo com uma bela cor viva e muito mais saborosa para quem vai consumir, mas todas elas oferecem os mesmos benefícios nutricionais e de sabor.

Suco de Pitaya para emagrecer

Ingredientes:

  • 3 xicaras (chá) da fruta sem casaca picada
  • ¼ de xicara (chá) de folhas de hortelã
  • 1 xicara (chá) de abacaxi picado
  • 1 rodela de gengibre
  • 2 xicaras (chá) de água de coco
  • 1 colher de sopa de linhaça dourada

Preparação:

No liquidificador, junte todos os ingredientes e bata até obter a consistência desejada; se necessário acrescente mais agua ou gelo. Consuma por 7 dias e descanse por 7 dias. Repita até conseguir os resultados desejados.

Esperamos que esta informação tenha sido muito útil. Compartilhe este artigo com seus amigos. Se você deseja que seus contatos também se beneficiem, compartilhe essas informações com os seus contatos, amigos e familiares.

Nota Importante:

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

 

%d blogueiros gostam disto: