fbpx

Dê uma olhada nos seus pés e veja o que eles dizem sobre você

Muitas pessoas não sabem disso, mas nossos pés são ferramentas de diagnóstico incríveis que podemos usar para encontrar pistas que podem apontar para vários problemas de saúde. Você não precisa ser um médico para entender o que seus próprios pés lhe dizem sobre o estado do seu corpo.É importante saber quais os sintomas de alerta que você deve ter em mente quando se trata de seus pés.

Neste artigo compilamos uma listagem dos sinais ou sintomas mais reveladores em seus pés que podem ser indicadores alarmantes de que algo não está bem.

1. pés sem cabelo

A maioria das pessoas tem pelos nos pés, especialmente nos dedos, independentemente do sexo. No entanto, se você perceber que seus pés ficam mais macios e percebe que você não tem mais cabelo nessa área, isso pode ser um sinal de sérios problemas de circulação.

Geralmente é causada por doenças cardiovasculares, como a arteriosclerose, que causa o endurecimento das artérias , dificultando o bombeamento eficaz do sangue pelo corpo. Quando algo assim acontece, o coração entra em modo de recuperação, onde a prioridade é a distribuição de sangue aos órgãos vitais, deixando os membros, como os pés, com um suprimento sanguíneo reduzido.

2. Coiloníquia ou unhas afundadas

A coiloníquia é uma doença das unhas que faz com que fiquem anormalmente magras e percam sua convexidade. Elas se tornam planas ou côncavas, parecendo uma colher. Esta condição começa a aparecer no centro da unha à medida que desce e as bordas sobem para dar uma aparência arredondada.

Esse tipo de condição está associado à deficiência de ferro, também conhecida como anemia , que é o distúrbio sanguíneo mais comum no mundo. Quando uma deficiência de ferro não é tratada, pode causar uma série de problemas de saúde adicionais, como fadiga, pele pálida, falta de ar e dor no peito, bem como tonturas, dores de cabeça, enfim, a lista continua.

3. Feridas de longa duração

Se você tem uma ferida que aparece no pé e leva muito tempo para curar ou está lá permanentemente e se parece com uma ferida aberta ou eczema, então poderia ser um sinal de diabetes. Esses tipos de feridas são chamados de úlceras diabéticas . Com o tempo, os níveis elevados de glicose no sangue e altos níveis de gordura, como os triglicerídeos, podem danificar os nervos. Isso tornará difícil para o corpo curar feridas, especialmente nos pés.

O diabetes influencia as úlceras do pé de diferentes maneiras e é importante que as pessoas com diabetes entendam as conseqüências potencialmente sérias de não tratar feridas e úlceras.Infelizmente, para algumas pessoas que sofrem de diabetes, o resultado final de uma úlcera no pé pode ser a amputação. No entanto, úlceras de pé menos graves ainda podem levar muito tempo para cicatrizar e ser muito dolorosas e desconfortáveis.

  • Procure atendimento médico imediato para uma ferida ou ferida aberta.
  • Trabalhe com um profissional médico para controlar seu diabetes.

4. pés frios

Embora os pés frios sejam uma ocorrência muito comum em todos nós, se você tiver pés anormais sem qualquer razão em particular, isso pode ser um sinal de disfunção tireoidiana. A baixa atividade da tireoide pode estar associada ao excesso de homocisteína , um aminoácido que está associado a doenças cardíacas, má circulação sanguínea e vasos sanguíneos muito rígidos.

Isso ocorre porque os nutrientes essenciais transportados nos vasos sanguíneos não atingem as extremidades com tanta freqüência. A falta de circulação de sangue nas extremidades, como mãos e pés, também pode aparecer como infecções fúngicas crônicas.

5. Unhas amarelas

Unhas amarelas mais grossas do que o normal são o trabalho de uma infecção fúngica. Essas infecções geralmente são causadas por hábitos pessoais, como usar sapatos feitos de materiais não respiráveis ​​que fazem o suor se misturar com bactérias.

Usar meias de suor por longos períodos de tempo ou ir descalço para lugares públicos também pode levar a infecções fúngicas. Se você acha que tem uma infecção, converse com seu médico sobre as opções de tratamento, incluindo produtos vendidos sem receita médica que podem ser benéficos para você.

6. Dormência

A neuropatia é uma das complicações a longo prazo do diabetes e afeta os nervos. Nossos nervos são responsáveis ​​por comunicar mensagens entre nosso cérebro e nosso corpo, o que ativa nossos sentidos e nos permite tocar, sentir, ver, ouvir e mover. Portanto, se esses nervos estão danificados e podem causar problemas em várias partes do corpo.

A neuropatia é o resultado de altos níveis de glicose no sangue que danificam os vasos sangüíneos que suprem os nervos. Isso evita que os nutrientes atinjam os vasos sangüíneos, levando ao desaparecimento da fibra nervosa.

A neuropatia sensorial danifica os nervos que carregam as “mensagens” de toque, dor, temperatura e outras sensações da pele para o cérebro. Ela afeta principalmente os nervos localizados nas pernas e pés, mas em alguns casos, também pode afetar os braços e as mãos.

Se você perdeu a capacidade de sentir dor nos pés, sentir formigamento ou dormência ou incapacidade de sentir a mudança de temperatura, consulte o seu médico para ver o que você pode fazer para melhorar o tratamento do diabetes.

7. Dor nas articulações do pé

A dor nas articulações dos pés, também conhecida como artrite reumatoide , é uma condição na qual o sistema imunológico ataca erroneamente seu próprio tecido corporal. Geralmente afeta o revestimento das articulações, causando inchaço doloroso que pode eventualmente resultar em erosão óssea e deformidade da articulação.

A inflamação associada à artrite reumatóide é o que também pode danificar outras partes do corpo , embora a inflamação dessa condição possa ser controlada com medicamentos modernos; os casos mais graves de artrite reumatóide podem causar diferentes deficiências físicas.

Se você acha que está experimentando algo assim, você definitivamente quer que eles verifiquem suas articulações o mais rápido possível.

8. Pés escamosos

O pé de atleta é uma doença inflamatória da pele que afeta a sola do pé e a pele entre os dedos. Geralmente aparece vermelho, escamoso com inlays e pode ser coberto em blisters menores. Apesar do nome dado, pode afetar tanto os atletas quanto aqueles que não praticam esportes.

Geralmente é causada por uma infecção fúngica contagiosa chamada ” tinea pedis “, que as pessoas podem andar descalças em lugares públicos, como academias, piscinas públicas, chuveiros comunitários e salões de unhas.

Pé de atleta pode ser curado muito facilmente com cremes antifúngicos, no entanto, se você também tem diabetes ou um sistema imunológico fraco, o melhor é consultar o seu médico.

9. Hipocrisia digital

Acropachy, também chamado de hipocratismo digital , refere-se a certas alterações físicas nas unhas que são o resultado de uma condição médica subjacente. Essas alterações podem consistir em um aumento na redondeza das unhas, na curvatura descendente das unhas, no amolecimento da base da unha ou no aumento das pontas dos dedos das mãos ou dos pés, acompanhados de um pouco de vermelhidão .

Não é completamente compreendido porque esta discordância ou esta condição ocorre, no entanto, certas doenças ativam seus componentes na corrente sanguínea. Isso pode ser desencadeado por várias condições que estão relacionados aos pulmões e ao sistema respiratório, como câncer de pulmão, fibrose cística, fibrose pulmonar, bronquiectasia ou asbestose. O baqueteamento digital também pode ser um sintoma de várias outras doenças e distúrbios, como diferentes tipos de câncer, defeitos cardíacos, glândula tireoide hiperativa, inflamação no intestino e doença hepática.

Você deve marcar uma consulta com seu médico se notar sinais de baqueteamento digital nas unhas das mãos ou dos pés. As condições subjacentes que causam esse tipo de condição são graves e o diagnóstico precoce pode levar a um tratamento mais eficaz.

Esperamos que esta informação tenha sido muito útil. Compartilhe este artigo com seus amigos. Se você deseja que seus contatos também se beneficiem, compartilhe essas informações com os seus contatos, amigos e familiares.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de especialistas.

%d blogueiros gostam disto: